![]() |
---|
PROPOSTA PEDAGÓGICA
A educação no Brasil vem mostrando significativas mudanças com estudos e socialização de novas descobertas acerca da aprendizagem do aluno e do grande avanço tecnológico, oferecendo modernos e importantes recursos para o processo ensino / aprendizagem.
O aluno deve se beneficiar com o que há de mais recente, tanto nas descobertas acadêmicas como também no uso do que é valorizado socialmente, para exercer de forma criativa e competente sua cidadania.
Nesse sentido, o Centro de Desenvolvimento da Criança- CEDEC, delineia seu trabalho contando com a participação e o comprometimento de todos os professores e funcionários que compõem o quadro escolar, como também dos familiares e profissionais afins (extra escola), com o objetivo comum de proporcionar o bem estar do aluno, oferecendo oportunidades de desenvolvimento integral, favorecendo sua formação em um processo de interação com a realidade.
REFERENCIAL TEÓRICO
A escola segue uma linha Sócia Construtivista- Interacionista, onde o aluno é autor do seu processo de construção do conhecimento, tendo o professor como o facilitador e provocador de conflitos cognitivos, que de forma prazerosa e significativa, despertará a curiosidade e o desejo de aprender.
Esta linha de trabalho visa formar alunos autônomos, criativos, críticos, capazes de opinar e decidir sobre os mais variados assuntos da vida, porque eles aprendem a pensar.
INCLUSÃO
No CEDEC, cada aluno é um ser único, conhecido e reconhecido por suas próprias características, potencialidades e dificuldades.
Todos aprendem, num processo de inclusão, de troca de experiências, onde se criam situações/desafios, que possibilitam ampliação de conhecimentos e crescimento pessoal.
OBJETIVO
Promover uma educação de qualidade, com vivências que favoreçam o desenvolvimento psicomotor, afetivo, social e cognitivo, estimulando a capacidade criativa, a autonomia e autoconfiança, onde a ética é ferramenta principal para a formação de cidadãos capazes de construir uma sociedade justa e democrática.
AVALIAÇÃO
A Avaliação contínua do aproveitamento do aluno compreende o acompanhamento do processo de aprendizagem, preponderando os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, tendo em vista os objetivos propostos no planejamento e considerando a participação nas aulas, os trabalhos individuais ou em grupo, e outros instrumentos adequados aos conteúdos e faixa etária, respeitando o ritmo e possibilidades de cada um.